A resposta é sim, mas vamos partir do começo. Você sabe o que é o tipo de conteúdo evergreen?

Já sabemos que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas e eficazes para conquistar novos clientes, mas também sabemos que não dá para produzir qualquer conteúdo. No geral, temos dois tipos de conteúdo, noticioso e evergreen, mas dessa vez vamos focar no evergreen.

O conteúdo evergreen, ao pé da letra, significa “Sempre Verde”, mas isso não tem relação com a cor verde, árvores, sustentabilidade ou qualquer coisa do tipo. O conteúdo evergreen é aquele que está sempre fresquinho, não tem validade, é sempre atual (Mesmo que você o tenha produzido há dois anos, ou até mais. Impressionante não?). Ele tem como finalidade educar o leitor sobre um determinado assunto, apresentando informações bem desenvolvidas, podendo até se tornar referência na área. Já pensou?

Ele naturalmente atrai a atenção da audiência, sendo feito para todo o tipo de persona. É aquele tema que você, com certeza, deve utilizar no topo do funil para começar a atrair clientes/gerar leads.

Mas agora, você deve estar procurando exemplos de conteúdo evergreen, certo? A receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um ótimo exemplo, ou (para quem está indo morar sozinho) como trocar um chuveiro. Não são só esses temas básicos, mas um guia pode ser considerado um tipo de conteúdo evergreen, introdução ao marketing digital ou como criar um blog, todos são exemplos desse tipo de conteúdo.

É importante já ressaltar, que nas redes sociais, o mais importante é você saber mesclar o conteúdo noticioso (novidades, curiosidades do momento, aquele que você não pode perder tempo para publicar) para que assim você tenha sucesso na sua estratégia de marketing digital e seu funil possa ser trabalhado de forma eficaz.

E a pergunta que não quer calar: por que produzir conteúdo evergreen? Como falei antes, ele é um conteúdo ótimo para a base de funil, é a partir dele que você vai começar a atrair clientes e gerar leads. Eis os tópicos que pontuam a sua importância de forma mais direcionada:

  1. Com certeza, o conteúdo evergreen, vai reforçar a autoridade da sua marca. Isso porque você acaba mostrando o seu conhecimento sobre determinado assunto, e não só mostrando, mas você está compartilhando, e as pessoas adoram isso.
  2. Esses assuntos perenes, vão SEMPRE manter uma rotatividade do tráfego, ou seja, terá uma entrada frequente de novos usuários (Oba, novos leads a todo momento!).
  3. Claro, você tem um potencial grande em ganhar likes, o que mostra para o Google que você é relevante, te jogando para o topo das pesquisas.
  4. Já que o Google vai te colocar no topo, consequentemente, você terá mais visitas.
  5. Além de tudo isso, ele vai te ajudar a segmentar seus leads, ele te ajuda a mapear o assunto que eles possuem maior interesse. Ou seja, você pode segmentar seus leads por assunto de interesse, assim, em campanhas futuras, você já saberá quais temas abordar para que eles prossigam em seu funil de vendas.

Outro ponto que devemos ressaltar, é que bastante gente utiliza o conteúdo evergreen, então você precisa utilizar bastante palavras-chaves e fazer um ótimo trabalho de SEO na página, isso vai contribuir ainda mais para que o Google te coloque no topo.

Pensando bem, acho que você tem mais dúvidas, certo?

Então vamos lá, posso te ajudar em mais uma coisa: Como produzir esse maravilhoso conteúdo evergreen?

Simples, mas nem tanto, você precisa estar atento a alguns detalhes muito importantes, como:

  1. Foque 100% no topo do funil. Mas por quê? Como especifiquei lá em cima, nós vamos educar os leitores, então eles não têm muito familiaridade com o assunto abordado, na verdade, eles ainda estão descobrindo um problema e ainda não sabem como resolver.
  2. E por esse motivo, não podemos abusar de termos muito técnicos, o importante é focar nas informações básicas e em educar os usuários, mas não esquecendo de ser relevante.
  3. Não fuja da pauta ao longo do texto, se comprometa a falar daquilo que seu conteúdo propõe. Ninguém gosta de perceber que foi enganado!
  4. Traga informações relevantes e que já foram comprovadas, então por isso pesquise e estude bastante sobre o assunto antes de começar a produção.
  5. Caso o conteúdo esteja dentro do seu blog, construa links internos que levem para outras páginas do seu blog. Como por exemplo: Marketing de Conteúdo.
  6. Faça um ótimo Call To Action, para que sua taxa de conversão seja ainda melhor – não esqueça de ser convincente.
  7. E saber quais são os tipos de texto evergreen: Conceituais, comparativos, listas, curiosidades, guias, perguntas, mitos, glossário, fatos históricos, indicação de filmes/livros/aplicativos, checklist e lições.

Ah, outra coisa: por ser um assunto perene, que nunca sai de moda, como aquele pretinho básico, o conteúdo evergreen pode ser repostado em suas redes sociais. Dessa vez você pode postar em um dia diferente da semana, em outro horário e, quem sabe, em outra rede, assim você consegue aumentar seu tráfego e atingir aquelas pessoas que você não conseguiu atingir da primeira vez. Sem contar que, apesar de ser um conteúdo perene, é necessário que ele esteja sempre atualizado, então, às vezes “reescrevê-lo” colocando novas informações, pode ser perfeito. Não se preocupe, você não precisa reescrevê-lo de fato, mas dar uma incrementada é sempre bom.

Então não se esqueça, no momento quando for produzir seu conteúdo, procure um tema relevante, que tenha a ver com você ou sua marca, e seja prático! E o mais importante, SEJA CRIATIVO!

E agora que você já leu tudo, está super feliz com o que acabou de aprender, vamos fazer um teste: Esse texto é um conteúdo evergreen ou não?